A obra O Conselheiro Rodrigues Alves retrata o estadista brasileiro Francisco de Paula Rodrigues Alves (1848-1919), três vezes presidente da província de São Paulo e depois do estado (1887, 1900-1902, 1912-1916), presidente da República de 1902 a 1906 e novamente em 1918, quando não chegou a tomar posse por motivo de saúde. Pelo aspecto qüinquagenário do retratado, trata-se provavelmente de um esboço para um retrato do estadista como Presidente, tendo sido realizado portanto entre 1902 a 1906.
— Autoria desconhecida, 1998
Por Amanda Dias de Almeida e Amanda Sammour
João Baptista da Costa foi um pintor, desenhista, professor e ilustrador brasileiro. Iniciou sua formação artística em 1877, quando estudou desenho com Antônio de Souza Lobo (1840-1909), professor que o motivou a ingressar na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde teve aulas de pintura com Zeferino da Costa (1840-1915), José Maria de Medeiros (1849-1925) e Rodolfo Amoedo (1857-1941). Como aluno, presenciou um processo de transição na academia brasileira, que passava de uma orientação predominantemente neoclássica para uma tendência mais realista—mudança que acompanhou a passagem do Segundo Reinado para a República. Em 1906, tornou-se professor de pintura na então Escola Nacional de Belas Artes, lecionando para artistas como Cândido Portinari (1903-1962) e assumindo, em 1915, a direção da mesma, em que permaneceu até o fim de sua vida. Baptista da Costa é reconhecido como um dos grandes pintores brasileiros de paisagem da passagem do século 19 para o 20. No entanto, sua produção é vasta, incluindo cenas de gênero e retratos. Na obra O conselheiro Rodrigues Alves, o artista retrata o político brasileiro Francisco de Paula Rodrigues Alves (1848-1919), três vezes presidente da província e do estado de São Paulo, posteriormente presidente da República. A pintura trata possivelmente de um esboço para um retrato de Rodrigues Alves como presidente, datada de seu período de mandato, de 1902 a 1906.
— Amanda Dias de Almeida, Analista de comunicação, Amanda Sammour, supervisora de comunicação, MASP, 2022