Frans Post nasceu em uma família de artistas e foi pintor, desenhista e gravador. Chegou ao Brasil em 1637, aos 25 anos, integrando a comitiva de Maurício de Nassau (1604‑1679) durante a ocupação holandesa em
Pernambuco (1630‑1654). Morou no Recife até 1644, período em que produziu dezoito paisagens, sendo que hoje se conhece a localização de apenas sete delas. Foi, portanto, o primeiro pintor europeu a representar a
paisagem brasileira a partir da observação da realidade. Após sua volta à Holanda, Post continuou realizando pinturas de temas brasileiros a partir de esboços e desenhos feitos no país. O MASP possui cinco obras do
artista, entre elas,
Paisagem com jiboia. Na cena, a serpente foi pintada à direita, como se estivesse à espera de uma presa; a igreja destelhada lembra a destruição dos edifícios religiosos católicos da cidade pelos holandeses. Esta pintura é um dos
melhores exemplos do cuidado de Post ao retratar aspectos da vida na colônia, da fauna e da flora do Brasil.
Por Luciano Migliaccio
Numa carta de 27 de maio de 1959 (Larsen 1962), Arne Bruun Rasmussen, de uma casa de leilões de Copenhague, afirma que os Holstein adquiriram a obra provavelmente do landgrave Henrik (1748-1796) na venda do
patrimônio do
marchandG. H. M. Morell (1710-1771), comerciante de obras de arte e conservador das coleções do rei da Dinamarca, em 1773. No catálogo dessa venda aparece um quadro chamado
Lugar das Índias Ocidentais, que tem as mesmas medidas da tela do Masp. Com base apenas na identidade das medidas, Larsen sugere que a Paisagem com Jibóiade Post poderia fazer parte do grupo de obras de temas brasileiros, doado por Maurício de Nassau a Luís XIV, em 1678. Contudo, não existem vestígios de uma passagem do quadro pelas coleções francesas. A obra poderia
fazer parte da doação de Maurício de Nassau ao rei Frederico III da Dinamarca, de 1654. A jibóia, um dos maiores ofídios brasileiros, é representada à espera da presa, à direita. A igreja destelhada, à esquerda, faz
referência à destruição da cidade pelos holandeses. Conforme Souza Leão (1973, p.119), esta pintura é uma das mais belas paisagens brasileiras criadas por Post.
Por Guilherme Giufrida