A assinatura à esquerda é contemporânea à execução do quadro Paisagem da Bretanha (Village Belle-Île); a outra assinatura foi posta pelo artista, quando essa obra juvenil lhe foi submetida para convalidação.
Em 1925, numa entrevista a Jacques Guenne, referindo-se à sua viagem pela Bretanha em 1895, Matisse lembrava: “Je n’avais alors que des bistres et des terres sur ma palette... Et bientôt je fus conquis par l’éclat de
la couleur pure. Je reviens de mon voyage (à Belle-Île) avec la passion des couleurs de l’arc-en-ciel...”. Em 1895, Matisse entusiasma-se com uma exposição de pinturas de Claude Monet na Galeria Durand-Ruel. Decidiu
então visitar Belle-Île, em companhia do pintor Wéry. Ali, os dois encontram John Russell, que lhes fez compartilhar sua admiração pelas pinturas de Monet dedicadas à costa selvagem da Bretanha. Nessa viagem, Matisse
trabalha
en plein air pela primeira vez, seguindo as pegadas de seus mestres na paisagem bretã. Beaucorps data a obra do Masp de 1897 (p. 56), quando Matisse viajou a Beuzec-Cap-Sizum, em frente à península de Crozon e distante alguns
quilômetros da baía des Trépassés. Camesasca, por sua vez, data a obra de 1898.