MASP

Caroline Gower

Panorama da Baía de Guanabara, 1883

  • Autor:
    Caroline Gower
  • Dados biográficos:
    Nottinghamshire, Grã-Bretanha, 1850-Middlesex, Grã-Bretanha, 1895
  • Título:
    Panorama da Baía de Guanabara
  • Data da obra:
    1883
  • Técnica:
    Aquarela sobre papel
  • Dimensões:
    14 x 160,05 x 0,5 cm
  • Aquisição:
    Doação Victoria Leveson Gower, 1966
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.00501
  • Créditos da fotografia:
    João Musa

TEXTOS



Caroline Frederica Leveson Gower, nascida Foljambe, veio ao Brasil acompanhando seu marido, Arthur Francis Leveson Gower, em missão diplomática como 2º secretario da delegação britânica no Rio de Janeiro, entre 1881 e 1883, e aqui desenvolveu uma breve carreira como pintora. Sobre sua produção artística e seus dados biográficos, se conhece muito pouco. A aquarela Panorama da baia de Guanabara, realizada em julho de 1883, retrata uma vista horizontal da entrada da capital do Império brasileiro, em proporções diminutas, o que sugere se tratar de um estudo. Chama a atenção a riqueza de detalhes, feitos com apuro de miniaturista. A artista identifica referencias geográficas e arquitetônicas com notas na margem inferior da folha, repetindo uma convenção das vistas feitas por viajantes. A concentração de construções no primeiro plano a esquerda da composição vai dando lugar a uma paisagem cada vez mais natural, até chegar ao Pão de Açúcar, no limite direito do registro.

— Lucia Klock Stumpf, doutora em antropologia social, USP, e mestre em culturas e identidades brasileiras, IEB‑USP, 2019

Fonte: Adriano Pedrosa, Isabella Rjeille e Mariana Leme (orgs.), Histórias das mulheres, Histórias feministas, São Paulo: MASP, 2019.





Panorama da Baía de Guanabara, realizado por Caroline F. Leveson Gower, mulher de F. G. Leveson Gower, segundo secretário da embaixada britânica no Rio de Janeiro de 1881 a 1883.

— Autoria desconhecida, 1998

Fonte: Luiz Marques (org.), Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: MASP, 1998. (reedição, 2008).



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