MASP

Jaime Lauriano | João Pimenta Filho

Peça 2, 2019-20

  • Autor:
    Jaime Lauriano | João Pimenta Filho
  • Dados biográficos:
    São Paulo, Brasil, 1985 | Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, 1967
  • Título:
    Peça 2
  • Data da obra:
    2019-20
  • Técnica:
    Tecido natural, tecido sintético, tecido misto, concha, búzios, palha, vidro, metal, papel e plástico
  • Dimensões:
    150 x 65 cm
  • Aquisição:
    Doação dos artistas, coleção MASP Renner, 2020
  • Designação:
    Casaco
  • Número de inventário:
    MASP.11188
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega

TEXTOS



O artista Jaime Lauriano trabalha com esculturas, desenhos e pinturas nos quais questiona as formas de representação nacional e as violências de estado; já o estilista João Pimenta mistura a modelagem tradicional da alfaiataria com elementos inusitados, encontrados na cultura brasileira em geral. Eles produziram juntos na segunda temporada do projeto MASP Renner, que convida artistas e estilistas a colaborarem realizando looks incorporados ao acervo do museu. Lauriano e Pimenta criaram três casacos que buscam discutir como os usos simbólicos da bandeira nacional foram modificados durante a última década. Os looks são cobertos por bandeiras do Brasil confeccionadas por uma técnica de patchwork, em que retalhos de tecidos são unidos para formar imagens. O primeiro é completamente preto, o segundo respeita as tradicionais cores verde, amarelo e azul da bandeira original, e o terceiro é multicolorido, em alusão à diversidade cultural do país. As costuras, emendas e aplicações dos três looks são aparentes, como uma prova de roupa, indicando a noção de processualidade que orienta a dupla e sua compreensão do que é o Brasil. Peça 1 é um casaco longo de alfaiataria cujo forro interno tem centenas de retratos 3x4, discutindo questões como identidade, diversidade racial e étnica. O look foi produzido durante a pandemia de covid-19 e, para a dupla, as fotos aludem aos mortos pela doença, enquanto o revestimento em diversos tons de preto representa o luto em relação a essa crise sanitária.

— Leandro Muniz, assistente curatorial, e Roger Gaspar, estágiario, MASP, 2023



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