Por Luciano Migliaccio
As figuras em Piquenique Durante a Caçada, que se dispõem em diagonais seguindo linhas onduladas, evidenciam a influência da pintura veneziana de Pittoni, com seu rigoroso ordenamento dos personagens mitológicos no interior da paisagem. Contudo, o sentido
de natureza e a relação entre figura e ambiente vai muito além da pintura vêneta de caráter mais convencional, evidenciando o estudo de Watteau e sobretudo da pintura holandesa. Criada no ateliê do pintor e sendo
muito mais um exercício sobre um gênero, a obra interpreta, da maneira mais próxima à realidade, o tema das
fêtes galantes ou a cena de idílio com figuras clássicas celebrizadas pela arte italiana. Em lugar dos temas frívolos e maliciosos da mitologia galante, encontramos aqui o momento do descanso, momento em que os homens deixam de
lado as diferenças sociais e se entregam ao contato com a natureza. Os caçadores viram pastores de uma arcádia rústica, contrapondo uma visão ingênua da vida do campo à da cidade e à da corte. Tal temática não passa
naturalmente de um novo deleite cortesão que obterá muito sucesso nas decorações de interiores do rococó. Formado no
grand goût de Lebrun, Lemoyne é o artista da passagem entre a grande decoração barroca e um novo senso da decoração, mais cordial e íntimo, sensível aos valores do homem e da natureza, que abre o caminho para a racionalidade da época
das luzes.