Na pintura Principal peça do jogo(2018), No Martins apresenta o retrato de uma mulher negra, de olhos radiantes, vestindo uma longa camisa amarela, que, juntamente com um chapéu em formato de "rainha" (referência a peça do jogo de xadrez),
destaca sua grandeza. Ao redor de sua cabeça, uma brilhante auréola ilumina a pintura e também sua face, cuja silhueta mescla-se com a de uma lua cheia. Seu longo cabelo cai trançado sobre seus ombros. Em um ângulo
de baixo pra cima, ela é apresentada como a matriarca, aquela que se torna referência, que lidera, que gerencia e que ensina os princípios de uma sociedade, um núcleo familiar ou uma comunidade. A mulher negra é
invocada por No Martins como centro e princípio da formação social. Trata-se de uma crítica à sociedade na qual vivemos, que está acostumada a reservar a essas mulheres os piores lugares. O artista propõe a virada
desse jogo. A rainha, uma das peças de maior valor no xadrez, é decisiva e poderosa, ela pode encerrar uma partida e definir o seu final. A face segura dessa matriarca parece não temer o futuro e estar disposta a
seguir tal caminho. O amarelo de sua camisa pode ser uma menção a Oxum, a divindade iorubá dos rios, das riquezas e da beleza feminina. Oxum é uma referência marcante também para as sociedades afro-diaspóricas, sua
imagem é símbolo de força, sabedoria e de feminilidade da mulher negra. Sozinha, ela administra as águas doces e a vida de seus milhares de seres aquáticos. Oxum é uma matriarca, aquela que pode parar ou mover as
águas, e assim são as mulheres negras nessa sociedade.