Por Luciano Migliaccio
A obra Projeto de Vitralé um projeto de um vitral para a igreja de São Marcos em Sheffield, datado de 1963 e realizado por P. Reyntiens. O vitral tem forma irregular, terminando num triângulo com lados desiguais. O desenho das junções forma
uma espécie de gaiola em perspectiva que parece conter uma chama. Por esta época, Piper realizou uma série de vitrais monumentais para igrejas, dos quais este é um exemplo. O artista, estimulado pelo tema
desenvolvido na catedral de Coventry, completamente destruída pelos bombardeios alemães durante a Segunda Guerra Mundial, sintetizou numa imagem a alusão histórica e o antigo símbolo da chama, elemento ascensional na
física aristotélica, expressão do sacrifício e do fogo destruidor, da presença divina no altar, mencionada em várias descrições bíblicas, como, por exemplo, no episódio da vocação de Moisés. Pela ambigüidade e pela
potência sugestiva do símbolo, esta obra de Piper aproxima-se das inquietantes evocações do passado e da pintura de De Chirico, embora com um sentimento diverso da matéria, criando uma relação muito particular com o
espaço da arquitetura religiosa para o qual foi concebido.