MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Paris Bordon

Retrato de Alvise Contarini [?], 1525-50

  • Autor:
    Paris Bordon
  • Dados biográficos:
    Treviso, Itália, 1500-Veneza, Itália ,1571
  • Título:
    Retrato de Alvise Contarini [?]
  • Data da obra:
    1525-50
  • Técnica:
    Óleo sobre tela
  • Dimensões:
    95 x 71,5 x 3 cm
  • Aquisição:
    Doação Ricardo Jafet, Gladston Jafet, Nagib Jafet,Guilherme Guinle, José Stefno, Guilherme da Silveira e Silvério Ceglia, 1952
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.00021
  • Créditos da fotografia:
    João Musa
COMPARTILHE

TEXTOS



Comprado pela casa Wildenstein como um Tiziano, o Retrato de Alvise Contarini (?) foi-lhe atribuído por diversos estudiosos como L. Venturi (que o data de c. 1550), Suida (que o data de c. 1540), Berenson, Bologna e nalmente Pallucchini, que o atribui a um seguidor do mestre. Wethey inclui-o em seu catálogo na seção das obras de escola de Tiziano. A atribuição a Tiziano foi recusada por A. Morassi (comunicação oral ao museu), e já desde 1959, aproximadamente, Bardi mudava a atribuição do quadro Retrato de Alvise Fontarine (?) em favor de Bordon. Esta nova atribuição foi reiterada, de modo independente, por Fossaluzza. Segundo Fossaluzza (1985, p. 193), conviria distinguir duas tendências na retratística de Bordon, uma mais intimista e outra mais celebrativa, na qual se inseriria de modo emblemático o retrato do Masp. Para Wethey, conviria datar a obra de c. 1525, enquanto para Berenson e Wildenstein (s.d.) a obra dataria de c. 1545. Abraham Hume (1829, p. 66) identicava erroneamente o retratado com o famoso poeta latinista Andrea Navagero (amigo de Tiziano, retratado por Rafael e morto em 1529), acrescentando que a obra era oriunda do palácio Contarini, em Veneza. Desta menção, emergiu a hipótese de tratar-se de um retrato de um Contarini, mencionada por Ridol em 1646 (1648, ii, p. 225), ainda então pertencente àquela família. A hipótese é reforçada por Eleonora Fatigati (carta ao museu de 11/3/1994), que identifica o retratado com Alvise Contarini, baseando-se para isso numa comparação entre este retrato e um busto em mármore do mesmo personagem, assim como também com uma gura no primeiro plano do Milagre de Santa Agnes, de Jacopo Tintoretto, conservada na igreja veneziana da Madonna dell’Orto, obra encomendada ao artista – sempre segundo Fatigati – pelo tio de Alvise, Tommaso, e por ele próprio. Assim como no retrato de Cristoforo Madruzzo, de Tiziano, no Masp, o provável Alvise Contarini mostra um relógio de mesa, um orologio da tavola, idêntico aos conservados, por exemplo, no Museu Poldi Pezzoli de Milão. Ele poderia representar uma metáfora do uxo do tem- po, caso em que o retrato adquiriria uma conotação moralizante ou melancólica, na tradição da iconografia da Vanitas.

— Autoria desconhecida, 1998

Fonte: Luiz Marques (org.), Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: MASP, 1998. (reedição, 2008).



Trabalhos
Relacionados

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP