Enviado a Paris para estudar no ateliê do pintor Jean-Baptiste Pierre (1714-1789), casou-se com a filha do miniaturista em esmalte Antoine Reverend e, durante algum tempo, continuou a atividade do sogro. Em 1776, fez
uma viagem a Londres, onde provavelmente conheceu as obras de retratistas como Thomas Gainsborough (1727-1788). De volta a Paris, destacou-se na miniatura e na pintura de retratos. Foi admitido na Académie Royale em
1785 e, no ano seguinte, foi nomeado pintor do rei. Contudo, as mudanças de gosto provocadas pela Revolução deixaram o artista à margem da vida artística da capital.
Retrato de uma dama com livro junto a uma fonte ( circa1785) exemplifica o gosto da época pelo retrato inserido na paisagem, a busca por simplicidade e naturalidade na representação da distinção e do privilégio social — o livro indica a educação, e a pele branca, pouco
exposta ao sol, é um sintoma do ócio, ambos símbolos das classes dominantes da época.
Retrato de Dama com Livro junto a uma Fontealia a concepção iluminista do retrato feminino aos atributos literários, o que é atestado pela evidência do livro e pela imersão da personagem em um ambiente bucólico.