Pater foi o aluno predileto do mais renomado pintor do rococó francês, Antoine Watteau (1684-1721), continuando seu estilo e seus temas, em particular as chamadas “festas galantes”. Depois da morte do rei Luís XIV
(1638-1715), a aristocracia francesa, cansada do luxo e do rígido cerimonial da corte, procurou na literatura pastoral um novo ideal de comportamento menos afetado e pomposo, mas não menos sofisticado. Ao lado das
grandes residências são construídos parques e vilas, inspirados na vida do campo, onde se organizavam festas campestres, divertimentos elegantes dentro de cenários inspirados na Arcádia mitológica, com pavilhões e
templos dedicados às divindades do amor. Como seu mestre Watteau, Pater destacou-se por representar esses temas e foi admitido na Académie Royale em 1728. Além de grande desenhista colorista, Pater foi famoso pelos
retratos. A obra do MASP,
Reunião num parque(1719-20), é um exemplar do modelo de fantasia arcadista, com exaltação da natureza, tão presente na obra de Pater. A composição é triangular e tem na sua base o grupo de mulheres e rapazes vestidos com requinte,
distraídos com seus pequenos prazeres. Embora a luz na paisagem seja difusa, o grupo em primeiro plano tem um foco quase teatral, as roupas coloridas e brilhantes encontram-se em destaque. É um dos raros quadros
assinados de Pater, em meio à grande produção de seu ateliê, frequentemente repetitiva.
Por Luciano Migliaccio
O clima de deleite que perpassa o quadro de Pater provém inevitavelmente de seu mestre Watteau. A composição é nitidamente triangular, no sentido de um leque aberto na posição invertida, cuja extremidade se situa na
metade superior da tela, e a larga base constitui o grupo humano inserido na natureza (Aguilar 1991). A obra
Reunião num Parqueé considerada por Camesasca pendantdo quadroL’Amour en plein air, outrora na coleção J. R. Thompson de Nova York. Várias figuras semelhantes encontram-se também na fête galanteda Wallace Collection de Londres. Um terceiro tema semelhante está no Victoria and Albert Museum de Londres, apesar de haver muitos elementos da cena totalmente diversos. Nas três composições permanecem inalterados
os elementos arquitetônicos e a paisagem.
Este é um dos raros quadros assinados por Pater, o que faz Camesasca pensar que se trate de uma obra totalmente realizada pelo artista, no conjunto de uma produção com freqüência repetitiva.