MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Habuba Farah Riccetti

Sem título, 1952

  • Autor:
    Habuba Farah Riccetti
  • Dados biográficos:
    Getulina, São Paulo, Brasil, 1931
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    1952
  • Técnica:
    Óleo sobre tela
  • Dimensões:
    81 x 59,5 cm
  • Aquisição:
    Doação da artista, 2021
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.11314
  • Créditos da fotografia:
    Galeria MAPA
COMPARTILHE

TEXTOS



De ascendência árabe, Habuba Farah Riccetti teve seus primeiros contatos com aulas de pintura ainda na infância. Nos anos 1950, acompanhou os artistas Samson Flexor (1907-1971) e Mário Zanini (1907-1971) em seus ateliês e estudou na Associação Paulista de Belas Artes, onde aprofundou seu interesse nos estudos cromáticos, em especial na soma de cores complementares que resultam em cinzas coloridos. Referência para a artista, o químico Michel Eugène Chevreul (1786-1889) chamava esses tons de neutros. Nesta pintura recentemente doada ao acervo do MASP, é possível observar semelhanças com suas telas iniciais, quase sempre na mesma escala e com a mesma paleta, do branco aos cinzas coloridos. O branco é usado direto do tubo, como pigmento industrial puro, mas os pretos e cinzas são constituídos por misturas de cores. Nas áreas pretas, nota-se trechos azulados ou avermelhados, o que gera diferentes profundidades, e nas áreas cinzas há uma variedade de temperaturas e tonalidades. A pintura figura uma forma única composta por diagonais em diferentes ângulos, remetendo a raios luminosos sobre um fundo escuro. A assimetria gera a impressão de movimento e as transições de cores resultam em uma pintura que tem a luz como um de seus principais temas.

— Leandro Muniz, assistente curatorial, MASP, 2021

Fonte: Instagram @masp 05.09.2021



Trabalhos
Relacionados

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP