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Daniel Senise | Gilda Midani

Sem titulo, 2019

  • Autor:
    Daniel Senise | Gilda Midani
  • Dados biográficos:
    Rio de Janeiro, Brasil, 1955 | Rio de Janeiro, Brasil, 1960
  • Título:
    Sem titulo
  • Data da obra:
    2019
  • Técnica:
    Tingimento à base de corrosão por oxidação sobre organza sintética e malha de algodão com elastano e colar de metal
  • Dimensões:
  • Aquisição:
    Doação dos artistas, coleção MASP Renner, 2019
  • Designação:
    Vestido
  • Número de inventário:
    MASP.11067
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
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TEXTOS



A estilista Gilda Midani e o artista Daniel Senise trabalharam juntos na primeira temporada do projeto MASP Renner, que convida artistas e estilistas a colaborarem realizando looks incorporados ao acervo do museu. Midani produz roupas feitas à mão, em tecidos leves e modelagens amplas, e Senise é conhecido por suas pinturas feitas com técnicas de transferência de superfícies. A dupla trabalhou em parceria na criação de Sem título, uma camiseta de malha e organza. A camiseta de malha de seda branca é recorrente nas coleções da estilista e, no look, tem uma forma alongada e solta nos ombros, em uma abordagem inovadora desse item clássico do vestuário desde os anos 1950. No centro da peça, há um retângulo de organza, um tecido transparente, com leves manchas marrons produzidas por aplicações de permanganato de potássio — um antisséptico que oxida feridas na pele e é usado no teatro para dar um aspecto envelhecido aos figurinos —,uma espécie de pintura que evoca algumas telas de Senise. Para a dupla, a estrutura vazada, que permite a visualização do corpo sob a roupa, está relacionada com a ideia de exposição, como um quadro, remetendo, assim, ao espaço do museu, para o qual Sem título foi criado. Um colar de metal com a expressão “toque-me” escrita em braille, portanto algo a ser lido com o tato, completa o look, em múltiplas associações entre as experiências de ver e tocar intrínsecas à apreciação de uma roupa.

— Leandro Muniz, assistente curatorial, MASP, 2022



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