Por Luciano Migliaccio
A obra Inside Towerdo Masp pertence a uma fase iniciada em 1985, na qual o artista faz experimentos na área da escultura e da instalação, por meio da ruptura dos limites tradicionais da obra. Para Raynaud, uma das constantes da arte do
século XX é a ênfase progressiva em aspectos da obra, considerados meramente técnicos ou utilitários, como o suporte e a embalagem. Raynaud ressalta o papel da embalagem, da mobilidade das obras e dos artistas nos
circuitos do mercado, citando a
Enseigne de Gersaint de Watteau, a representação de uma loja de um marchanddo século XVIII, onde se percebe pela primeira vez a presença de um novo público para o qual a arte é uma mercadoria. Em exposições com títulos sugestivos como
Journal de Voyage, La Sculpture en Transit, da década de 1980, Raynaud elabora o conceito de escultura in situ/déménageable, isto é, produzida para ser exposta num determinado espaço geográfico, histórico ou funcional, sendo ao mesmo tempo a representação de seu caráter transitório.