MASP

Marc Chagall

Vendedor de gado, 1922

  • Autor:
    Marc Chagall
  • Dados biográficos:
    Vitebsk, Bielorússia, 1887-Saint-Paul-de-Vence, França ,1985
  • Título:
    Vendedor de gado
  • Data da obra:
    1922
  • Técnica:
    Têmpera sobre papel
  • Dimensões:
    21 x 36 cm
  • Aquisição:
    Doação Mário Audrá, 1947
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.00156
  • Créditos da fotografia:
    João Musa

TEXTOS



Marc Chagall foi um artista russo, judeu, nascido no século 19. Em 1910, mudou-se para Paris, então centro da cena artística europeia. Entre seus principais temas estão a religiosidade (justapondo símbolos judaicos e cristãos) e o mundo rural, como em Vendedor de gado. A primeira versão desta obra, de 1912, no Kunstmuseum de Basileia, na Suíça, é feita com tinta a óleo em grandes dimensões. Os ângulos das figuras são acentuados, como evidências do contato do artista com as vanguardas modernas na França, embora não se filiasse a nenhuma delas. Em 1914, retornou à Rússia, onde permaneceu, devido à Primeira Guerra. Voltou a Paris em 1922, mas em 1941 se exilou nos Estados Unidos, fugindo do regime nazista, regressando à Europa apenas em 1948. Entre 1922 e 1924, Chagall refez diversas pinturas do momento parisiense, como na segunda versão de ‘O vendedor de Gado’, no Musée d’art moderne de Paris, na mesma escala da primeira, porém com os contornos das figuras difusos, enfatizando a atmosfera onírica, característica de sua produção. A versão da obra no acervo do MASP é um estudo em pequenas dimensões feito em têmpera sobre papel. A alternância entre pessoas na vertical e animais na horizontal conduz o olhar da esquerda para a direita, explicitando o movimento de avanço da carroça. Ainda que baseada em um tio do artista, a pintura não representa uma cena específica, mas cria uma narrativa simbólica sobre os ciclos do trabalho rural, algo reiterado pelas rodas amarelas no centro da composição.

— Leandro Muniz, assistente curatorial, MASP, 2023

Fonte: Instagram @masp 27.01.2023




Por Luciano Migliaccio
O desenho do Masp Vendedor de Gado apresenta composição semelhante a um quadro do artista com o mesmo título, datado de 1912, guardado no Kunstmuseum de Basiléia (97 x 200,5 cm). Chagall realizou outra versão da obra em 1922 (Paris, Musée d’art moderne). O desenho do Masp está relacionado com esta última versão.

— Luciano Migliaccio, 1998

Fonte: Luiz Marques (org.), Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: MASP, 1998. (reedição, 2008).



Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca