Hércules Barsotti iniciou sua formação estudando desenho e composição visual. Logo aderiu às vertentes da abstração geométrica dos anos 1940, época em que produzia estampas para a tecelagem de sua família. A
estamparia era também uma das linhas de trabalho do Estúdio de Projetos Gráficos (1954-1964), que fundou com Willys de Castro (1926-1988) na década seguinte. Em 1960, Barsotti foi convidado por Ferreira Gullar
(1930-2016) para participar das primeiras mostras do Grupo Neoconcreto (1959-1961), onde o artista esteve próximo das experiências ligadas ao corpo que reorientaram as ideias sobre arte no Brasil. Barsotti criou
imagens que parecem extrapolar a superfície, sair do papel, tela ou tecido, tamanha a sensação de volume e movimento que provocam; ele jogava com a geometria, criando efeitos de ilusão óptica. Entre suas obras na
coleção do MASP, estão cinco peças que integram a Coleção Rhodia, conjunto de 79 vestidos feitos pela empresa francesa que lançava sua linha de sintéticos no Brasil em 1960. Artistas eram convidados a elaborar
estampas, criando um vínculo direto entre moda e arte contemporânea. O desenho do
Vestido longoé sóbrio e rigoroso, em preto e branco, com uma sobreposição de faixas que partem de um mesmo ponto e apontam em direção ao chão.