A atribuição ao pintor anônimo deve-se a Roberto Longhi (carta a P. M. Bardi, de 2 de outubro de 1946) e a G. Sandberg-Vavalà (carta a P. M. Bardi, s/d., mas de 1947). Ambos os estudiosos sublinham com razão a
excepcional integridade da obra
Virgem com o Menino, São João Batista Criança e um Anjo, ressaltando a beleza da caligraa da inscrição e da moldura originais, ornadas de ores, que “dão à obra um perfume e um encanto não comuns” (Longhi).Embora o formato em tondo não seja especialmente recorrente no
grupo de obras atribuído a este discípulo orentino de Lippi, há ao menos outros três exemplares seguramente de mesma autoria localizados na National Gallery de Londres, na Galleria Comunale di Sinalunga e (outrora)
no Palazzo Strozzi, em Florença. A obra é, com toda evidência, uma cópia invertida da
Virgem com o Menino, de Filippo Lippi, conservada na Pinacoteca de Munique e datada em geral de 1455-1465. Conforme já foi notado por Sandberg-Vavalà, nosso pintor valeu-se mais uma vez desta mesma obra de Lippi para pintar a Santa
Catarina do Museu de Liverpool. O São João Criança, por sua vez, é precisamente replicado no tondo da National Gallery de Londres, do mesmo Pseudo-Pier Francesco.