MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Raul Eitelberg

Zezé, Sem data

  • Autor:
    Raul Eitelberg
  • Dados biográficos:
    Brasil, 1929-1977
  • Título:
    Zezé
  • Data da obra:
    Sem data
  • Técnica:
    Fotografia analógica, ampliação sobre papel fotografico
  • Dimensões:
    40 x 30 cm
  • Aquisição:
    Comodato MASP Foto Cine Clube Bandeirante
  • Designação:
    Fotografia
  • Número de inventário:
    C.00218
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
COMPARTILHE

TEXTOS


Por Monica Cardim
Zezé Mota, cantora e atriz, faz-se presente com leveza e elegância no acervo de fotografias do MASP. Zezé, retrato de Raul Eitelberg, tem inspiração pictórica convencional. A pose da artista é comportada, seu olhar evita a câmera. Em outra imagem, a Mãe de Santo D. Maria Bibiana do Espírito Santo afronta, majestosa, as lentes de Pierre Verger. O que essas mulheres têm em comum? Além de serem de indiscutível importância para a cultura do país, são afrodescendentes, retratadas por homens brancos, e não são fotógrafas. A beleza de ambas celebra a identidade da mulher negra e oculta a ausência de fotógrafas negras e indígenas nos acervos de arte dos museus brasileiros. Tal lacuna, quando preenchida por curadorias decoloniais, beneficiará o próprio sistema de arte com pluralidade estética e abordagens orientadas por concepções não unicamente ocidentais, masculinas e brancas. Obras como Humanae, da artista plástica e fotógrafa brasileira Angelica Dass, ao explorar a codificação digital das cores, discute o conceito hierarquizado de humanidade, cuja legitimação se deu com a contribuição de retratos etnográficos de viés colonialista, produzidos por europeus, como do alemão Alberto Henschel no século 19. Poderosas contranarrativas acerca da construção da identidade nacional e da presença humana no mundo vêm sendo produzidas pela perspectiva de fotógrafas e artistas indígenas, negras e afroindígenas. Basta olhar para ver.

— Monica Cardim, mestre em Artes, USP, 2021

Fonte: Instagram @masp 19.05.2021



Trabalhos
Relacionados

image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP