O curso propõe quatro encontros presenciais no MASP dedicados à observação de obras do acervo, com foco na análise de elementos formais da pintura e da escultura. Também serão discutidos os processos envolvidos na seleção, curadoria e expografia das obras, considerando como essas escolhas influenciam a relação entre público e acervo.As aulas expositivas terão início com uma introdução a alguns elementos da forma, como linha, cor, luz, espaço e composição. Depois disso, faremos alguns apontamentos sobre os processos necessários para que as obras cheguem ao público. Após as aulas expositivas, finalizaremos o percurso com uma imersão no Acervo em Transformação do MASP, tendo como objetivo sedimentar as discussões feitas nos encontros e possibilitar aos participantes um momento de reflexão acerca de sua fruição das obras neste processo.
Aula 1 – 21.07.2025 | Elementos formais – Parte 1
No início deste encontro, partiremos de exemplos do acervo para observar e refletir a respeito de aspectos da linha e da cor, principalmente na pintura. Trabalharemos com obras de Bellini, Tiziano, Tintoretto, Delacroix, Renoir, Gauguin, Van Gogh, Cézanne, Anita Malfatti, coletivo MAHKU, entre outros.
Aula 2 – 22.07.2025 | Elementos formais – Parte 2
Nesta aula, o objetivo será pensar sobre luz e composição a partir das pinturas do acervo. Serão discutidas obras de Rafael, Franz Post, Poussin, Schute, Matisse, Beatriz Milhazes, Arthur Timóteo, entre outros.
Aula 3 – 23.07.2025 | Mediações entre o olho e a obra
A ideia nesta sessão é partir de exemplos práticos para pensar a respeito de critérios de seleção em coleções e acervos, e também nos impactos de elementos da expografia, como molduras, informações textuais e relações intertextuais entre obras.
Aula 4 – 24.07.2025
Imersão no Acervo em Transformação no MASP.
Juliana Guide é doutoranda em História da Arte pela Unicamp e mestra em estudos da Tradição Clássica pela mesma universidade, com estágio de pesquisa na Itália. Seus estudos têm como foco a pintura italiana dos séculos 16 e 17, o trabalho de artistas mulheres que atuaram na Itália nesse período e a representação de mulheres na pintura. Atualmente é professora de História da Arte na Escola do MASP, atuando em cursos livres de temáticas variadas como Renascimento e Barroco italiano, a pintura de Renoir, mulheres artistas, representação de heroínas femininas, arte moderna brasileira e vestuário e representação de pessoas negras na pintura europeia do início da Era Moderna.