MASP
logo-MASP Masp Escola
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas em Arquitetura e Urbanismo
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Um panorama da arte no Brasil a partir do acervo do MASP

Horário
15H-17H
Duração do Módulo
14.8 e 2.10.2017
Seg e Seg
15H e 17H
Investimento
5 x R$ 120,00
Coordenação
Giancarlo Hannud
Compartilhe
O objetivo do curso é a compreensão da arte produzida no Brasil, e sobre esse território, desde suas origens ameríndias, passando pelo florescimento da cultura religiosa no período colonial, o estabelecimento da Academia Imperial de Belas Artes, onde artistas eram treinados nos moldes da arte neoclássica européia e o advento da modernidade, para chegar até os dias de hoje. Serão contempladas as diversas versões de Brasil que emergem da obra dos artistas europeus transplantados para os trópicos ao longos das três primeiras centúrias, as dos viajantes europeus que registraram o país no século XIX, assim como a criação, em pintura, dos mitos nacionais pelos artistas formados pela Academia. O curso também abordará as transformações da chamada Geração AI-5 e os artistas da década de 1980, passando por seus antecedentes na década de 1950 com o embate figuração/abstração e suas consequências diretas encapsuladas pela obra da tríade Lygia Clark, Helio Oiticica e Lygia Pape.

Planos de aulas

  • 14/08/2017

    Aula 1 - Antecedentes europeus e ameríndios

    Apresentação do Curso. O Brasil em 1500. Portugal em 1500. Os dois primeiros séculos de produção artística no Brasil.

  • 21/08/2017

    Aula 2 - Breve interlúdio batavo e a arte do período colonial

    O Brasil holandês. Tradição artística nos países baixos. Post e Eckhout. A Igreja como centro social, artístico e cultural da colônia. O barroco costeiro. O barroco mineiro.

  • 28/08/2017

    Aula 3 - Artistas viajantes e a chegada da Família Real

    Sobre terras e homens distantes. Biopirataria e a fixação visual da paisagem. Retratando modos e modas. A fundação da Academia Imperial de Belas Artes.

  • 04/09/2017

    Aula 4 - Mestres Imperiais

    Os produtos da Academia Imperial de Belas Artes. Victor Meirelles. Pedro Américo. Mestres salteados. "As idéias fora do lugar".

  • 11/09/2017

    Aula 5 - O alongado fim do século XIX

    A Academia agonizante. Uma busca por novos caminhos.

  • 18/09/2017

    Aula 6 - Modernismos e a modernidade

    Olhando para o Brasil. Uma modernidade conservadora. Surrealismos à brasileira. A ressaca do modernismo.

  • 25/09/2017

    Aula 7 - A maneira do popular e uma arte oficial

    Artistas populares. O caso Agnaldo Manoel dos Santos. Artistas maneiristas populares. A construção de Brasília, seus muitos ensaios e a definição de uma arte oficial.

  • 02/10/2017

    Aula 8 - A nova figuração e Geração AI-5

    Novamente a figura. O Pop brasileiro. Arte política/apolítica. Discursos desarticulados.

Coordenação

Giancarlo Hannud nasceu em São Paulo, Brasil e estudou Belas Artes na Slade School of Fine Art, UCL, em Londres. Ele é mestre pelo Warburg Institute – School of Advanced Study, onde pesquisou as imagens setecentistas do Diabo no novo mundo. Entre 2006 e 2007 foi professor de história da arte na City University, também em Londres. Hannud foi curador da Pinacoteca do Estado de São Paulo entre 2010 e 2015, onde foi responsável pelas mostras Fato aberto: o desenho no acervo da Pinacoteca do Estado, em 2013, Guillermo Kuitca: filosofia para princesas em 2014 e Roberto Burle Marx: uma vontade de beleza, em 2015. Foi professor de história da arte da Faculdade Santa Marcellina entre 2014 e 2016, e desde 2016 atua como coordenador de pesquisa do Catálogo raisonné parcial de Antonio Bandeira.

Conferencistas

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP