MASP
logo-MASP Masp Escola
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • Férias no MASP
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas na arte moderna
    • Práticas em Arquitetura e Urbanismo
    • HISTÓRIAS DA ARTE
    • Práticas Expositivas
    • Estudos Críticos
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Contato
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Histórias da arte: moderna e contemporânea (3ª edição)

Horário
19H30-21H30
Duração do Módulo
8.3 e 5.7.2017
Qua e Qua
19H30 e 21H30
Investimento
5 x R$ 255,00
Coordenação
Daniel Jablonski (coordenação)
Ana Maria Maia, Renato Sztutman, Sérgio Bruno Martins e Veronica Stigger (especialistas convidados)
INSCRIÇÕES ESGOTADAS
Compartilhe
O curso tem por objeto a produção artística da segunda metade do século 19 até os dias atuais. Longe da exposição de uma história da arte linear e homogênea, propõe-se aqui abordar os artistas e suas obras à luz de determinado número de questões, de ordem formal, mas também filosófica e social, relevantes a seus contextos. Não se trata, com isso, de retirar à arte sua especificidade no interior da esfera cultural, mas, pelo contrário, de abrir sua história à outras perspectivas e narrativas possíveis. Almeja-se, idealmente, que cada uma das aulas possa funcionar como uma pequena introdução autônoma à história da arte moderna e contemporânea, orientada por uma questão específica, desde sua origem até seus desdobramentos posteriores. Ao final do curso o aluno deverá ser capaz, não apenas de identificar a produção artística nos períodos abordados, como de compreender sua motivação, seus mecanismos históricos, mas também seus impasses diante de questões que seguem em aberto.

Planos de aulas

  • 08/03. Aula 1

    Moderno, Modernismo e Modernidade: introdução aos conceitos. Revoluções industriais e sociais: a poesia e a vida na metrópole cinzenta. As exposições universais e o contexto imperialista.

  • 22/03. Aula 2

    Pintar, mudar ou deixar a capital. Os salões oficiais e independentes. O artista como retratista de seu tempo, como produtor autônomo e agitador político. A experiência da Comuna de Paris.

  • 29/03. Aula 3

    Imagens em massa e imagens da massa: o surgimento da fotografia e do cinema. O impressionismo e seu depois. A reinvenção da crítica de arte: Baudelaire e Zola.

  • 12/04. Aula 5

    O interesse pelo “primitivismo” na Europa e na Rússia. O cubismo e o Suprematismo entre máscaras africanas e maçãs de Cézanne.

  • 05/04. Aula 4

    Conferência com Verônica Stigger

    O interesse pelo “primitivo” no Brasil. A antropofagia de Oswald de Andrade.Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro, Maria Martins.

  • 19/04. Aula 6

    Um passo a frente nas vanguardas internacionais: Surrealismo, Bauhaus, Construtivismo, Dadaísmo em seus contextos artísticos e políticos. A Primeira Guerra Mundial, a revolução de 1917 e a iminência do fim da cultura.

  • 26/04. Aula 7

    Qualquer coisa na hora certa: os readymades de Marcel Duchamp entre o moderno e o contemporâneo. O fim da pintura, o fim da arte?

  • 10/05. Aula 9

    High e Low: indústria cultural, crítica de arte e expressionismo abstrato no contexto do pós-guerra.

  • 03/05. Aula 8

    Conferência com Sérgio Martins

    A experiência concreta e neo-concreta no Brasil.

  • 17/05. Aula 10

    O efeito Duchamp: apropriação, reprodução e crise da autoria na Arte Pop.

  • 24/05. Aula 11

    Arte povera, minimalismo, arte processual, arte conceitual: novas vanguardas internacionais reunidas na exposição When Attitudes become form (1969) de Harald Szeemann.

  • 07/06. Aula 13

    A fotografia como arte, a arte como fotografia: olhares modernos e contemporâneos sobre o mundo e sobre o tempo. Museus imaginários e livros de artista.

  • 31/05. Aula 12

    Conferência com Ana Maria Maia

    Arte, informação e instituição na arte contemporânea brasileira.

  • 14/06. Aula 14

    Formas indefinidas de história: anti-moderno, pós-moderno, contemporâneo. Formas híbridas de arte: happening, performance e instalação.

  • 21/06. Aula 15

    A emergência do curador como autor e o fantasma de um novo árbitro do gosto. Feminismo nos anos 1970 e retorno à pintura nos anos 1980. Arte por toda parte: o boom das bienais, galerias, feiras e leilões.

  • 28/06. Aula 16

    Conferência com Renato Sztutman

    Dos índios nas exposições - do objeto distante ao artista engajado. Uma reflexão de como as artes visuais e performativas estão se apropriando do universo indígena nas últimas décadas. Nesse mesmo movimento, são os índios também que passam a se apropriar de linguagens não-indígenas, como o espaço expositivo e o audiovisual.

  • 05/07. Aula 17

    Perspectivas neoliberais e pós-coloniais na arte contemporânea. Obsolescência do novo e as potências do passado: o retorno dos cavaletes de vidro de Lina Bo Bardi e outras estratégias museológicas na construção de narrativas históricas.

  • 15/03. Aula cancelada

Coordenação

Daniel Jablonski é artista visual, professor e pesquisador independente. Obteve o título de mestre em Filosofia Contemporânea pela Sorbonne-Panthéon, Paris, e em História e Política do Museu e do Patrimônio / Estudos em Crítica e Curadoria pelo Institut National d’Histoire de l’Art, Paris, e Columbia University, Nova York. É membro da Comissão de Ensino da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, e integra a equipe curatorial da Residência Artística São João, na região serrana do estado do RJ. Seus escritos, incluindo entrevistas, traduções, ensaios e críticas, podem ser encontradas tanto em publicações independentes, em revistas de arte, como Amarello (SP) e Octopus Notes (Paris), de crítica cultura, como Ensaia (RJ), bem como publicações acadêmicas, como Concinnitas (pós-graduação em artes - UERJ) e Poiésis (pós-graduação em Estudos contemporâneos das artes - UFF-Rio).

Conferencistas

Ana Maria Maia é pesquisadora, curadora, professora de arte contemporânea e doutoranda em Teoria e Crítica de Arte na Universidade de São Paulo. Foi curadora adjunta do 33º Panorama de Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo (2013) e curadora do Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (2011-2). É autora do livro Arte-veículo: intervenções na mídia de massa brasileira, (Editora Aplicação, 2016), realizado com Bolsa Funarte 2014 de Estímulo à Crítica de Arte, entre outros.

Renato Sztutman é professor do departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP), mestre (2000) e doutor (2005) em Antropologia Social pela USP, área de etnologia indígena. É pesquisador do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA) e do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA). Foi um dos fundadores e coeditou, entre 1997 e 2007, a revistaSexta-Feira. Suas áreas de atuação são etnologia e história indígena (com foco no problema das cosmopolíticas ameríndias), teoria antropológica e antropologia & cinema.

Sérgio Bruno Martins é professor do departamento de História da PUC-Rio e autor de Constructing an Avant-Garde: Art in Brazil, 1949-1979 (MIT Press, 2013). Tem ensaios e artigos publicados em diversas revistas e periódicos como October, Artforum, Novos Estudos, Third Text eZum, bem como em catálogos como Cildo Meireles (Reina Sofia e Serralves, 2013), Alexander Calder: Performing Sculpture(Tate, 2015) e Hélio Oiticica: To Organize Delirium (Whitney, Carnegie e Art Institute of Chicago, 2016). É autor de um ensaio sobre Anna Maria Maiolino a ser publicado no catálogo de sua retrospectiva no MoCA de Los Angeles (2017).

Veronica Stigger é escritora, crítica de arte e professora universitária. Possui doutorado em Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Università degli Studi di Roma \\\"La Sapienza\\\", pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) e pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. É coordenadora do curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema e professora das Pós-Graduações em História da Arte e em Fotografia da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e da Especialização em Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz. Entre seus livros publicados, estão Os anões (São Paulo: Cosac Naify, 2010), Delírio de Damasco(Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2012) e Opisanie ?wiata (São Paulo: Cosac Naify: 2013; Prêmio Machado de Assis, Prêmio São Paulo na categoria Autor Estreante, Prêmio Açorianos para Narrativa Longa).

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP