MASP

Introdução à História da arte pelo Acervo do MASP

Horário
19h30-21h30
Duração do Módulo
ONLINE
2, 3, 4, 5, e 6.8.2021
SEGUNDA À SEXTA
(5 aulas)
Investimento
Público geral
5x R$ 48
Amigo MASP
5x R$ 40,80
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Felipe Martinez 
Muitas histórias da arte podem ser contadas pelo acervo do MASP. Nele, é possível encontrar obras de períodos e estilos diversos, que vão de grandes nomes da tradição até expoentes da produção contemporânea. Desde que a coleção do museu começou a ser montada em meados do século passado, o acervo do MASP tem passado por transformações que buscam aproximar a história da arte do público e pensar os rumos da produção atual. Nos últimos anos, esse movimento se intensificou em mostras como Histórias Afro-atlânticas e Histórias das mulheres, histórias feministas, que trouxeram novos artistas e novas obras para o acervo do museu. Assim, pinturas consagradas, como a Ressureição de Cristo, de Rafael, ou O Escolar, de Van Gogh, são expostas com obras de artistas que refletem preocupações atuais: um diálogo que instiga reflexões tanto sobre a história da arte quanto sobre a produção contemporânea. 

Tendo essa variedade em vista, em cinco aulas, este curso pretende discutir a história da arte a partir do acervo do MASP. Serão abordados os seguintes temas: renascimento e barroco, nas obras de mestres como Rafael e Rembrandt; arte moderna, nas obras de nomes como Monet e Van Gogh; modernismo brasileiro, por meio de artistas como Tarsila do Amaral e Anita Malfatti; e a produção contemporânea de artistas como Rosana Paulino, Aline Motta e Dalton Paula.

IMPORTANTE
As aulas serão online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição. 

Planos de aulas

Aula 1 – 2.8.2021
Do renascimento ao barroco

Nesta aula serão discutidos alguns aspectos da arte da tradição ocidental no acervo do museu, desde nomes do renascimento, como Botticelli, Perugino e Rafael, até destaques da época barroca, como Van Dyck e Rubens.

Aula 2 – 3.8.2021
Do barroco ao século 19

No segundo encontro, serão estudadas as características das obras produzidas entre o século 18 e o século 19, nas obras de nomes como Fragonard, Delacroix, Courbet e Manet, interligando a biografia e os estilos dos artistas ao que foi anteriormente discutido. 

Aula 3 – 4.8.2021
Arte moderna, de Monet a Matisse 

Neste encontro será dado destaque a obras de artistas que fazem parte do que se conhece como arte moderna, como Monet, Van Gogh, Cézanne, Picasso e Matisse.

Aula 4 – 5.8.2021
Modernismo brasileiro no acervo do MASP
 
Na quarta aula, será visto como o acervo do museu conta uma história da arte modernista brasileira por meio de obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Portinari e Di Cavalcanti.

Aula 5 – 6.8.2021
Arte contemporânea no acervo no MASP 

A última aula vai tratar da produção contemporânea presente no acervo do museu, dando destaque para obras de artistas presentes nas mostras Histórias Afro-atlânticas e Histórias feministas, como Rosana Paulino, Dalton Paula, Flavio Cerqueira e Aline Motta.
 

Coordenação

Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp. Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh no acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o MASP e a Casa do Saber. Realizou parte de sua pesquisa de doutorado no Museu Van Gogh, em Amsterdã, e foi pesquisador associado do Nederlands Instituut voor Kunsgeschiedenis (RKD) em Haia. Também é professor da pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).

Conferencistas