MASP

AGENDAMENTO DE GRUPOS

O museu reabre sua agenda para o retorno dos agendamentos de grupos escolares e órgãos do terceiro setor sem fins lucrativos, que atendam - sem ônus - pessoas em vulnerabilidade social ou PCDs. Conheça as mudanças estabelecidas para a recepção e organização dos grupos.

Para instituições públicas e órgãos do terceiro setor, agende diretamente por e-mail: agendamento@masp.org.br

Para colégios particulares, faça a reserva dos ingressos pelo site: https://masp.byinti.com/#/event/exposicao-2022-escolas

Para outros grupos, dirija-se para o link: https://masp.byinti.com/#/event/exposicao-2022

Para agendamento de grupos, concedemos a gratuidade para os professores/colaboradores acompanhantes. Retire sua gratuidade na bilheteria do museu apresentando o holerite e um ofício da instituição.

INFORMAÇÕES
ADICIONAIS

1. AGENDEI UMA VISITA COM MEU GRUPO AO MASP. HAVERÁ ALGUÉM DO MUSEU PARA NOS RECEBER NO DIA AGENDADO?

O MASP não realiza visitas guiadas ou acompanhadas por uma pessoa do museu. Os responsáveis pelo agendamento do grupo devem conduzir a visita.

2. QUANTO TEMPO DURA UMA VISITA E EM QUANTAS EXPOSIÇÕES É POSSÍVEL VISITAR?

O professor ou responsável pelo grupo pode realizar a visita no tempo que considerar interessante ou necessário. Pode ser uma visita curta ou de muitas horas, dependendo do programa de trabalho e do trajeto de deslocamento entre o museu e a escola.
O ingresso dá direito à entrada em todas as exposições do museu no dia da visita.

3. QUAL É O NÚMERO MÁXIMO OU MÍNIMO DE INGRESSOS QUE POSSO SOLICITAR NO AGENDAMENTO?

Para realizar agendamento os grupos devem ter, no mínimo, 10 pessoas. Grupos menores e não escolares devem fazer a reserva antecipada dos ingressos no site do museu: https://masp.byinti.com/#/event/exposicao-2022
O limite máximo por agendamento é de 110 pessoas (incluindo alunos e professores acompanhantes).
Recomendamos que grupos com grande quantidade de estudantes ou indivíduos sejam separados em turmas menores durante a visitação, com 30 pessoas no máximo; ou subdivididos em dias diferentes. Para cada subgrupo de 30 visitantes, caso sejam crianças ou adolescentes, solicita-se a presença de 2 professores/responsáveis para a condução e eventuais emergências.

4. JÁ REALIZEI O MEU AGENDAMENTO, MAS QUERO TROCAR DE DATA/HORÁRIO. COMO DEVO PROCEDER?

A venda de ingressos é feita pela plataforma da INTI.
Para o cancelamento de compra, problemas com pagamentos e situações correlatas, entre em contato com suporte@byinti.com.
Para efetuar a troca de datas de escolas particulares, o responsável pelo agendamento deve cancelar sua compra na plataforma e realizar uma nova.
No caso de colégios públicos, pedimos para entrar em contato com o museu pelo e-mail agendamento@masp.org.br com antecedência de 3 dias. Dessa forma, o horário será liberado para outros grupos e garantirá a disponibilidade de ingressos para a nova data e horário almejados.

5. MESMO QUE O MASP NÃO OFEREÇA VISITAS GUIADAS PARA GRUPOS ESCOLARES OU DE OUTRA NATUREZA, GOSTARIA DE CONTAR COM UM GUIA/MONITOR/ORIENTADOR ACOMPANHANDO O MEU GRUPO. É POSSÍVEL?

O MASP não dispõe de guias/monitores/orientadores que possam conduzir diariamente grupos pelo museu. A condução deve ser feita pelos professores/responsáveis de cada grupo. Desta forma, pretende-se estimular a autonomia destes profissionais, criando condições para que usem o museu como ferramenta pedagógica.
Como alternativa, as instituições podem contratar mediadores externos ao museu – agências de turismo, educadores particulares etc –, a partir de seus próprios contatos.

6. EXISTEM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO OU ASSESSORIA PARA PROFESSORES NO MASP?

O MASP oferece palestras, seminários e oficinas, de maneira periódica e gratuita. Estes são importantes programas de formação e reflexão que contribuem para um maior aprofundamento da coleção do museu e dos temas abordados nas exposições. O evento MASP Professores, acontece mensalmente, e é voltado especificamente para professores, educadores e interessados em educação. Já o MASP Escola oferece bolsas para professores da rede pública de ensino, que desejem frequentar seus cursos pagos. A programação de todos estes eventos está disponível aqui em nosso site. Fique atento aos períodos de inscrição para as atividades.
Além disso, os professores que desejarem planejar sua visita antes de trazerem grupos ao museu, podem escrever para agendamento@masp.org.br e se inscrever em visitas periódicas oferecidas pelos mediadores do MASP. A atividade também é gratuita.

7. QUERO VISITAR O MUSEU ANTES DE LEVAR O MEU GRUPO PARA ME PREPARAR. POSSO TER ISENÇÃO NO INGRESSO?

Sim. É possível participar de visitas periódicas exclusivas feitas pelos mediadores do museu. A consulta sobre a disponibilidade destas visitas deve ser feita através do e-mail agendamento@masp.org.br. Além disso, caso desejem visitar o museu sozinhos, em outros horários, podem entrar em contato no mesmo e-mail para garantir a isenção da entrada.
O museu possui ainda a categoria “Professor” dentro do programa de filiação “Amigo MASP”, que, através de uma contribuição fixa anual, oferece entrada ilimitada e sem filas no museu, e acesso a benefícios exclusivos, como encontros e visitas com curadores, descontos no MASP Escola, MASP Loja, MASP Restaurante e cinemas parceiros. Para mais informações acesse https://masp.org.br/apoie#amigo-masp ou informe-se na bilheteria do museu.

8. O MASP OFERECE MATERIAIS DE APOIO PEDAGÓGICO?

Os textos sobre as exposições, disponíveis no site do MASP, podem ser utilizados como materiais informativos sobre as exposições e atividades do museu. Também as publicações produzidas pelo museu, como brochuras, catálogos e antologias de textos, podem ser compradas na loja e utilizadas como material-base e de pesquisa. O “MASP de bolso” é uma publicação de preço acessível, com textos concisos e fáceis de ler sobre diferentes obras do acervo do museu, e foi pensado para ser utilizado por jovens e adultos.
Professores interessados podem, ainda, agendar uma visita gratuita ao Centro de Pesquisa do MASP, onde terão acesso a documentos e publicações relacionados às exposições, bem como os catálogos das mesmas. https://masp.org.br/centro-de-pesquisa
Outros materiais, como áudios, disponíveis em soundcloud.com/maspmuseu, e vídeos são constantemente produzidos e compartilhados gratuitamente no site do MASP e outras plataformas digitais.

9. É PERMITIDO DESENVOLVER UMA PROPOSTA PRÁTICA/ARTÍSTICA COM O MEU GRUPO DURANTE A VISITA?

Sim, com materiais secos. Não é permitido entrar nas salas de exposições com canetas de qualquer tipo, apenas com lápis, giz de cera ou outros materiais facilmente removíveis. É permitido sentar em frente às obras ou ocupar outros espaços do museu para esse tipo de atividade, sempre tomando cuidado para não comprometer o trânsito de outros grupos ou visitantes.

10. SOU PROFESSOR DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA E OS MEUS ALUNOS SÃO MENORES DE 10 ANOS. ELES PAGAM PELO INGRESSO?

Não. Alunos com idade igual ou inferior a 10 anos têm direito a gratuidade no MASP, quer façam parte de um grupo agendado de instituições privadas ou públicas, quer de uma visita espontânea. De todo modo, para evitar superlotação nas galerias, pedimos para enviar e-mail para agendamento@masp.org.br para organizar o dia e horário da visita. Na bilheteria do museu, na hora de retirada dos ingressos, a informação será confirmada e a entrada liberada.

11. QUAL É O MELHOR DIA PARA VISITAR O MUSEU COM O MEU GRUPO?

O MASP pode ser visitado por grupos de quarta a sexta, das 10h às 18h. Lembrando que o MASP não abre às segundas-feiras.
Atualmente, às terças-feiras e aos finais de semana, não é possível realizar agendamentos de grupo por motivos de segurança e volume de circulação de pessoas.

12. EXISTE ALGUM ESPAÇO PARA LANCHES DE GRUPOS ESCOLARES NO MASP?

Não. Recomendamos que os grupos utilizem o vão do MASP, o Parque Trianon ou o próprio ônibus para isso. Evite o uso de mochilas, o serviço de guarda-volumes está suspenso temporariamente. Caso seja necessário, leve sua mochila ou bolsa em frente ao corpo ou recomenda-se deixá-las no ônibus.

13. ONDE DEVO DESEMBARCAR COM O MEU GRUPO E ONDE O MEU ÔNIBUS PODE ESTACIONAR?

O MASP não possui estacionamento próprio, nem convênios com estacionamentos que possam receber ônibus.
A Prefeitura de São Paulo não permite que nenhum veículo estacione na Avenida Paulista, nem mesmo para desembarque. Se o ônibus vem do sentido bairro-centro, na Avenida Paulista, basta entrar à direita na rua Prof. Otávio Mendes para desembarcar o grupo. No sentido centro-bairro, basta fazer o retorno na Rua Peixoto Gomide, Alameda Santos e Alameda Casa Branca e já será possível desembarcar na rua Otávio Mendes, ao lado do MASP.

14. O MASP TEM ALGUM LUGAR ONDE O MEU GRUPO POSSA TOMAR CAFÉ OU ALMOÇAR?

O MASP conta com um restaurante A Baianeira, no 2º subsolo, e o MASP Café (situado no 1° subsolo), ambos abertos de terça a domingo. O espaço do restaurante é limitado e de uso público, portanto recomenda-se reservar com antecedência. Os horários de atendimento são:

- MASP A Baianeira:
Terça a sexta, das 11h30 às 15h;
Sábados, domingos e feriados, das 11h30 às 16h;
Segundas fechado.
Reservas: 11 91107-4074

- MASP Café:
Terça, das 10h às 20h;
Quarta a domingo, das 10h às 18h;
Segundas fechado.

15. COMO FAÇO PARA ACOMPANHAR A AGENDA DE EXPOSIÇÕES E ME PROGRAMAR COM ANTECEDÊNCIA?

As informações sobre as próximas exposições estão disponíveis no site do museu (masp.org.br). Acompanhe também as nossas redes sociais para notícias e informações em tempo real.